A chamada amnésia infantil inicia-se aproximadamente aos 20 anos de idade. Experimenta lembrar do que fazia, gostava, brincava, o que falava com 1, 2 ou 3 anos. Difícil, não é? Agora busque uma foto sua dessa mesma época, é muito provável que você lembre se gostava ou não daquela roupa, lembre do local onde foi registrada e talvez até mesmo a pessoa que registrou e quem estava junto..
Não há dinheiro que pague isso.
Imagine ver as fotos dos seus pais quando criança juntamente com seus avós e ouvir cada história sobre esses retratos. E ainda mais! Imagine contar aos seus filhos e netos sobre o que ocorreu em cada registro de sua própria infância. Com certeza não tem dinheiro que pague essa sensação.
Hoje, em plena era digital, perdemos o hábito de "revelar" nossas fotos. Guardamos apenas em celulares, eletrônicos em geral e quando menos se espera, "puf"! Sumiu. Falo por experiência própria e não consegui recuperar todas =( .... Nessas horas que deve se pensar na importância de uma fotografia documental ou um ensaio de família e também ensaios de etapas da infância dos seus filhos.
Tudo isso ainda sem contar a opinião da psicoterapeuta Stephanie Martson, autora do livro A Magia do Incentivo, que indica a importância de se colocar 2 fotos ao lado da cama da criança, sendo uma com a família e em que a criança esteja em um momento de alegria pois serão a última imagem vista ao dormir e a primeira ao acordar.
Esta atitude ajuda a fazer com que a criança se sinta mais amada.